2012-03-16




PALECETE DA FAMÍLIA PEREIRA DO LAGO

 A Dra Teresa Soeiro, no seu livro “Penafiel”, faz a seguinte descrição do edifício, que antes de ser Liceu Nacional de Penafiel e, mais recentemente, Museu Municipal, foi uma casa de habitação, propriedade da família Pereira do Lago.


 “O único verdadeiro palácio da cidade pertenceu à família Pereira do Lago e encontra-se na Rua do Paço, perto do Largo da Ajuda. Já de gosto neoclássico, constituído por piso térreo e andar nobre, simétrico, é formado por um corpo central encimado por grande frontão triangular, com três portas de sacada única decoradas com molduras simples e frontões circulares. Os corpos laterais são rasgados por portas/janelas com sacadas e portas decoradas com frontões triangulares, sendo um deles interrompido. A porta, para carros, dava acesso a um grande vestíbulo, do qual parte a escada que conduz ao andar nobre, ornada por lanço/patamar/duplo lanço/patamar. Todo o interior está profundamente alterado por ter deixado de ser casa de habitação há mais de um século. A transferência do Museu Municipal para este belo edifício levará à sua recuperação e dar-lhe-á novo sentido.” 
SOEIRO, Teresa - Penafiel.

Zé F. Gomes

2 comentários:

  1. Uma sábia e bela descrição deste edifício. Orgulho-me de fazer parte da história desta casa (ainda que de uma forma imperceptível), que ao longo de muitos anos, sofrendo diversas alterações, usada para diferentes fins, esteve sempre ao serviço da cultura, sempre voltada para a sociedade e bem comum.

    ResponderEliminar
  2. Adorava saber o passado desta casa, sendo casada c um Pereira do Lago, tendo filhas e netas Peraira do Lago. Só encontro referências do Brasil, para além das casas de Guilhufe "Casa do Souto" e "Casa D'Além", esta de 1318. Qq referência seria bem vinda. OBG

    Margarida

    ResponderEliminar