2010-05-08

Memórias do Manuel Jorge

Vi as fotografias, li os nomes e mesmo assim não consegui identificar-me com uma turma (tribo). Identifico o Filipe pela fotografia, o rosto não sofreu alterações, recordo os nomes Tadeu e “bombeiros de Cete”, “a sua camisola peculiar nas aulas de educação física”; Barreto “Alpendurada ou por ali”; Nunes “Cête ou por ali”; Santos “Travanca”; Abílio “centro de Penafiel”; Alvorada “bolas de berlim, snooker, bilhar livre, conversas interessantes e provavelmente outras não”, Prof. de Filosofia com um sorriso angélico, calmo, onde as aulas e a anarquia caminhavam para o deslumbramento “cigarros, fumo, estalinhos de carnaval, discussões acesas, liberdade” (interessante, só me recordo deste); o rapaz que chegou das ex-colónias (não me lembro do nome). Os jogos de futebol, o Babo, o Moreira, havia outro, todos oriundos de Caíde, os cachorros no bar servidos pela senhora Margarida.
A sala de aula com janela para o recreio... o campo de jogos... as brincadeiras...

Concluindo, a minha turma foi “todos os outros que por lá andaram, mais ano, menos ano”.

Abraço.

Manuel Jorge Araújo Pereira Soares
ou Jorge ou Jorge Araújo ou Jorge Soares ou Manuel Jorge Soares


Nota editorial
Manuel Jorge Araújo Pereira Soares é professor do Departamento de Física e investigador de Nanofísica da Universidade de Aveiro.

2 comentários:

  1. Eu, Filipe, fui um dos que cheguei das ex-colónias em Outubro de 1974. Quando jogava futebol chamavam-em o angolano...

    ResponderEliminar
  2. Não,mas não eras tu. Quanto às alterações do rosto, foi uma brincadeira. Claro que a fotografia está de acordo com o rapaz da época, talvez mais universitário, e que eu recordo muito bem.

    ResponderEliminar